sábado, 10 de janeiro de 2026

Marco Polo, If You Can - William F. Buckley, Jr.





Esse livro foi um dos primeiros pockets em inglês que eu li, logo após passar pelos níveis intermediários do curso de inglês da Fisk. Levei bastante tempo procurando as expressões no velho dicionário Michaelis, que nessa época me deixou em maus lençóis, pois não havia a maioria das palavras que eu precisava compreender. Eu o comprei numa banca de revista em São José dos Campos por R$ 3,00.  



 Marco Polo, If You Can (William F. Buckley, Jr.) é o quarto romance da série de espionagem protagonizada por Blackford Oakes, um agente da CIA durante a Guerra Fria.

A história se passa em 1960, em plena Guerra Fria. O protagonista, Blackford Oakes, é reativado pela CIA para enfrentar um grande problema: há um espião (agente secreto) dentro do governo dos Estados Unidos, vazando informações estratégicas para a União Soviética. Para identificar e desarticular a rede de espionagem, Oakes acaba embarcando numa missão audaciosa: pilotar um avião espião U-2 e deliberadamente fazê-lo cair em território soviético ( inspirado no caso real do piloto Gary Powers ) com o objetivo de ser capturado pelos russos.

Uma vez capturado, ele enfrenta um julgamento militar na prisão da Lubyanka, onde é sentenciado à morte por espionagem. Porém, tudo faz parte de um plano maior da CIA para criar uma operação de desinformação chamada “Marco Polo” e expor a falha de segurança e o espião dentro dos EUA, além de virar a situação a favor dos americanos.

O livro mistura intriga política, espionagem e tensão psicológica, com uma atmosfera típica das narrativas da Guerra Fria. Também explora elementos de identidade, lealdade e sacrifício do agente Oakes, que precisa usar sua astúcia para sobreviver à armadilha que ele mesmo ajudou a criar. Em suma, é um thriller de espionagem em que o herói se arrisca ao extremo para desmascarar um traidor e virar o jogo contra o inimigo durante um dos períodos mais tensos da história do século XX



AQUISIÇÃO -


DOWNLOAD -