quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Poti Poti


Ontem, ao embarcar numa lotação sentido metrô Parada Inglesa, vi duas senhoras com seus filhos conversando. Geralmente, estou com fones de ouvido e não dou muita importância às pessoas dos coletivos. O que não ocorreu de fato. Ao passar o bilhete no validador e guardá-lo na bolsa, tive o espanto de ouvir uma daquelas senhoras comentar com a outra que não deixava seu filho, um menino chatinho que estava com ela, ver em hipóteses alguma "A galinha pintadinha"
 Tomei aquele susto, pois aquela senhora se mostrava convicta no que afirmava. Fiquei assustado e curioso em saber quais técnicas e atividades ela desenvolvia com sua criança. Pensei com meus botões: - Que mãe preocupada! Deve se desdobrar para não permitir que o filho  se entupa com os "raios catódicos". Confesso que pela minha vivência, vejo meus familiares se utilizarem destes vídeos para acalmar as crianças agitadas de hoje me dia. Não é uma crítica, eu mesmo não saberia lidar de forma diferente. Meus sobrinhos todos são fãs destes vídeos, que por muitas vezes são a salvação dos pais e das mães.
Tudo isto ocorreu porque a outra senhora, também com seu filho, permitira o vídeo da borboletinha para que o pequerrucho ouvisse durante a viagem.Fazendo uso do aparelho celular de sua mãe, escolheu a música que desejava ouvir e com uma maestria e desenvoltura ímpar. Movimentos ligeiros e precisos, quase que naturais e o guri achou o bendito vídeo...

"Borboletinha, tá na cozinha, fazendo chocolate para madrinha."
"Poti poti, perna de pau, olho de vidro e nariz de pica pau.
Em resposta ao comentário da primeira mãe, a segunda disse: - Eu não vejo problemas. Eu também cantava. E por que você não deixa seu filho ver A galinha pintadinha?
Cheia de si, a primeira responde, toda empavoada: - Esta música, por exemplo, tem mensagem subliminar. Não quero meu filho vendo bruxaria, macumba e coisa assim.
Quase não me contive...o riso escapava pelos cantos da boca, mesmo em pé me esforçando para segurar a barra, tentativa nula de me equilibrar aos solavancos do veículo.

Tive que saltar... mas antes disto, ouvi a conclusão que a borboletinha colocava insetos numa poção mágica...
Pisei no passeio a gargalhar.
Alcancei o metrô e fiquei pensando: - De onde ela tirou que mensagem subliminar é perceptiva?

Bem, eu nunca soube o que era poti /po-ty/: Uma busca rápida ainda no celular foi fácil achar que se trata de camarão em tupi. Minha falecida vó chamava caranguejo de caxangá. e para não me estender muito, é fato que a Língua Portuguesa do Brasil sofreu grande influência do Tupi, língua mais falada no Brasil, durante muito tempo.
Poti = Camarão
Borboletinha também é um movimento básico ensinado às petizes que fazem balé. Para que se aqueçam e principalmente para o alongamento. Então fica fácil perceber que não se trata de uma borboleta bruxa, menos ainda que se trata de onomatopeia como alguns sites afirmam. Trata-se de uma canção outrora utilizada para as crianças do balé se aprimorarem nos movimentos de forma lúdica e que posteriormente veio a animar as cantigas de rodas das creches e escolinhas do país.



Vejam este vídeo das meninas cantando "Borboletinha", enquanto, sem perceber, se alongam e treinam equilíbrio e movimentos.

1-) BORBOLETINHA -Alongamento - borboletinha- para ganhar elasticidade.
2-)CHOCOLATE - MADRINHA  movimentos com as mãos acima e ao lados  para equilíbrio;
3) PERNA DE PAU - Movimentos com as pernas para aquecer e ganhar destreza e
4) NARIZ DE PICA PAU- Colocar o nariz na ponta dos pés para mais algongamento.

 
É só isso! Por fim, Borboletinha é o máximo, embora goste mais da canção Mariana .

19 comentários:

  1. Adorei!!
    Bom, quanto aos benefícios ou malefícios de assistir os vídeos, tanto da Galinha Pintadinha, quanto Patati Patatá, ou qualquer outro infantil, posso dizer que o que eu vejo em casa é que a Valentina aprende várias palavras novas, aprende a imitar as coreografias, e se diverte muito, então acredito que se mesclada com outras atividades, essa é sim benéfica, além do que a mamãe pode se recordar da infância e ficar mais feliz, e lembre-se, mamãe feiz, família feliz..haha!

    ResponderExcluir
  2. mas as mensagens nem sempre vem nas letras das musicas e sim nos desenhos. O significado de algumas palavras podem até ser isso que vc falou mais explica me o porque o autor do desenho fez a borboletinha como se ela tivesse recebendo uma pomba gira repara só na pose dela . Como eu ja estudei sobre algumas religião ficou fácil de descobri então eu deixo uma mensagem para os pais pesquisem repare os desenhos que seus filhos veem pq isso não irá afeta-lo agora mas o sub consciente dele irá guardar e na adolescência isso irá aflorar ai depois os pais se perguntam aonde foi que eu errei então meus queridos pesquisem não sejam enganados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! Até pq no vídeo não aparece esse "animal" descrito no texto..

      Excluir
    2. E qual seria o problema das religiões que têm pomba-gira? Alguma religião é superior a outra? Qual é o calibre para a comparação? Quem é o fiel da balança? kkkkkkk

      Excluir
  3. Pessoal é criativo demais pasta encontrar besteiras, bobagens onde não existe... A cantiga é centenaria e agora é culpa da galinha pintinha... Sensacional artigo...

    ResponderExcluir
  4. Muchas gracias por la explicación!

    Mi hija adora la gallina pintadita y Mariposita es su canción preferida. Tenía mucha curiosidad de saber el significado.

    Saludos desde Guadalajara, México.

    ResponderExcluir
  5. Acho um absurdo este tipo de pensamento...as pessoas estão tão obcecadas com sua religiosidade errada que qualquer coisa é muita coisa e o que é de fato elas ignoram dizendo que Deus vai dar um jeito...sou professora em muitos casos tememos dar determinadas atividades para os alunos...correndo o risco de ofender a religião dos pais...Obrigada pelo esclarecimento, aprendi borboletinha no pré... kkk e nunca soube quem era o tal "poti poti"...como meus alunos farão uma apresentação precisava saber mais sobre este personagem...graças a vc agora já tenho até a abertura da apresentação...

    ResponderExcluir
  6. Sobre as explicações referente ao alongamentos do ballet, isso é muito bom pois eu também não sabia, a unica coisa que acho esquisito mais não ao extremo(mais muito esquisito mesmo) pq no desenho a borboleta para fazer chocolate é retratada com as bruxas dos filmes e historias preparando feitiços, com um pote cheio de olhos um com pernas, isso que eu particularmente acho meio sem noção.

    ResponderExcluir
  7. Gente... e daí se tiver um desenho infantil com referências à bruxas, ou macumba... Primeiro que pode ser que a criança veja, ache graça, e nem veja tais mensagens, assim como nós vimos pica-pau e o sítio do pica-pau amarelo sem ficarmos loucos... Também o culto à Deusa, Wicca, Candomblé, são cultos ou crenças como qualquer outro. Uma criança conhecer algo não vai fazer com que ela exerça aquilo. Pelo contrário, se bem informada e bem instruída pode desde pequena, aprender à respeitar e aceitar as diferenças, e talvez até ter mais certeza da sua própria fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idai que são mensagens sublimanares só isso.....se eu crio oeu filho nos preceitos evangélicos eu todo o direito de querer q ele não seja expostos a tais mensagens.....

      Excluir
  8. Muito bom Deh! Tb acredito nisso! E daí se ela está sendo retratada como uma bruxinha, apesar de estar cozinhando camarão, mas q na verdade é chocolate.. Kkkkk a bruxinha é apenas um personagem, quem confia em Deus deveria saber disso! O máximo esse vídeo! O artigo foi ótimo! Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Eu não concordo que seja assim "e dai" me diz quantas pessoas De religiao, de candomblé e tantas outras que colocam Crianças Diante do Trono (vídeos com músicas infantis cristãs) pra seus filhos assistirem? Pois pra mim esse argumento só é valido se as outras religiões tbm disserem "e daí" quando for música crista que seus filhos assistirem de forma indireta. Os meus NÃO assistem mais galinha pintadinha desde que meu filho quando tinha 2 anos saiu do berço pra cómoda sozinho de tanto medo das cortinas na galinha que ele tinha no quarto. Eu percebi que eram e são instrumentos do inimigo pra se aproximar sorrateiramente das crianças de forma hipnotica pra tirar a paz dos nossos lares. E tô nem ai pras pessoas que vão rir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com ordo com vc plenamente já tem uns dias eu estava orando e pedindo pra Deus sabedoria e pra ele tirar tudo q não e dele da minha vida e da vida da minha famili eu tenho um bebê e sempre deixei ele assistir galinha pintadinha mas tem uns dias q comecei a prestar atenção nos desenhos e tenho visto muitas coisas q são muito estranha tipo essa musiquinha da borboletinha evidente q está fazendo bruxaria Pocoto mesmo mostra uma menina brincando de cavalinho em cima do joelho de um homem não mostra o rosto mas pelo fisico da da ver w e um homem e a do sapo mostra o sapo fazendo gestos de não com o dedo do meio bem estranho essas coisas e a da barata q ensina sempre a tirar sarro de quem e menos favorável sempre rindo por exemplo da saia da Patatá q tá rasgada etc... Cada um e cada um ne mas eu mesma apartir de hoje não vou mais deixar meu bebê assistir esse tipo de video já fiz o teste com outros desenhos é impressionandi como parece q esses desdesenho da galinha pintadinha impenotizam as criancas quando coloco ele fica quietiiqu mas quando coloco outeo tipo de desenho ele não gosta estranho ne

      Excluir
  10. Com certeza! Por que chocolate fica ótimo com camarão, pedaço de pau e caco de vidro kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Sensacional! Um verdadeiro resumo científico, digno de ser apresentado no Colóquio de Zoologia Cultural. Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Quaaaaanta criatividade dessas pessoas que vêem maldade nas músicas, então tirem celular e televisão dos seus filhos, pelo amor de Deus, independente do que seja poti poti, aprendemos essa música quando éramos crianças a muitos e muitos anos atrás e ninguém falava nada ou via maldade na música, agora só por que foi regravada por um desenho vocês vem de mímimi até porque não é so a galinha pintadinha que regravou a música, então parem com isso porque a maldade simplesmente está na cabeça de vocês...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o fato de "Hipnotizar" as crianças é apenas pelo desenho ser totalmente colorido.

      Excluir
  13. Estou pesquisando sobre. Pois meu filho de 2 anos que ama assistir esse video. Acordou essa madrugada chorando e falava para tirar a borboletinha da coberta e que estava com medo dela! Eu falava pra ele que não tinha borboletinha nenhuma la e ele dizia que tem sim e que ela era grande e que estava indo na cozinha. Ai ele gritava tira ela! Quando perguntei outra vez o que ela fez ele começou a falar a musica tipo me esplicando o que ela preparava la na cozinha e ele tinha medo.

    ResponderExcluir