quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Sedução da Europa - Cassiano Nunes

 



    Em 1994, ainda garoto, como bom frequentador da biblioteca municipal de Campos do Jordão, caiu em minhas mãos um livrinho que mexera com minha utópica visão sobre a Europa. Após dominar as primeiras letras, através da obra infantil de Monteiro Lobato, e após ter vivido a experiência de ler sobre a Ática e o Peloponeso, com os "Doze trabalhos de Hércules", e ter me sentido transportado tanto no tempo quanto espaço para lugares bem distantes da Vila Sodipe, bairro que me criei, foi com a leitura desse pequenino livro que me encantei com a possibilidade de experimentar tantos outros mundos sem sair do lugar. O final desse livrinho em tamanho, no entanto incrível do detalhamento, o autor insiste que o leitor não tivesse inveja daqueles que podiam viajar para Europa ou para Ásia.

"Não invejeis quem viajou, ou quem vos conta as suas viagens, pois, mesmo perambulando em remotas terras, esse indivíduo levou consigo as suas preocupações, os seus problemas, os seus dramas. Por mais que se tenha distanciado de sua terra, ficou a ela encadeado pelas suas lembranças, pelo seu passado. Além disso, o peregrino também não logrou escapar à sua natureza, ao seu modo de ser…”


    Nunes despertara em mim a certeza de que o mais importante era a capacidade imaginativa de se transpor para os lugares, sendo que poderia ser muito feliz numa poltrona, desde que a imagem cinematográfica feita no seu interior pudesse ter fazer feliz. 

    Tive contato novamente com a obra desse autor já na faculdade pelos idos de 2005, quando encontrei a capa verde de “Breves estudos de literatura brasileira”, nos passeios ao IEB,  após almoço no bandejão, o que me chamava atenção era o sutileza do texto, no entanto, como a obra não circulava, nunca terminei essa leitura.


    "Sedução da Europa" consta nas minhas anotações que comecei a fazer em 1998 quando fiquei receoso de me esquecer dos títulos que já tivesse lido. Não sei quanto tempo fiquei com ele, mas sei que a leitura era muito agradável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário