domingo, 27 de janeiro de 2013

Lima Barreto



Sou Alberto Ribeiro, xará convicto de um grande sambista, e confesso ser ouvinte do bom e velho samba. Comemorei aos 20 de janeiro minhas bodas com Lilian e por causa desta data ganhei  vários presentes de minha amada pela comemoração do 6º ano de casamento. Um belo relógio e uma super-caixa organizadora, um box Lord of the rings e um singelo livrinho de Lima Barreto - Recordações do Escrivão Isaías Caminha. Lembrei de já ter ouvido um bom samba-enredo, nos idos de 1980 e que tinha como letra a vida deste autor. Com tristeza da época em que eu era um estudante das letras, não me lembro de ter visto muitos estudos sobre este autor. Pode ter sido falha minha e sempre achei que fossem mesmo minhas falhas que me impediram de ler a literatura. Nunca acreditei que pudesse haver estudo literário se, primeiramente, não tivéssemos lidos as obras. Mesmo afirmando tal premissa, perdi a conta das vezes que fui para análise de obras após leitura superficial e sugando os comentários dos "scholars". Envergonho-me. Foram trabalhos sofríveis, outras vezes trabalhos bem avaliados. Contudo, o que seria da literatura caso não tivéssemos tempo hábil para lê-la. Fugiu a oportunidade de conhecer profundamente Lima Barreto. Sei da sua biografia, conheci suas tragédias, já até mesmo comentei-as em sala. Enfim, hoje comecei a ler  - Recordações do Escrivão Isaías Caminha. Aproveitando que o povo se prepara para o carnaval e honrando o nome carnavalesco que tenho, convido-lhes para acompanhar-me nesta leitura. Ouça também este samba-enredo e percebam seu cariz diferente dos sambas atuais. Bom divertimento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário